quinta-feira, 30 de junho de 2011

Integrais Definidas Duplas e Triplas na HP 49g+

Para assistir clique na imagem (aguarde o carregamento do vídeo, aproximadamente 9 mb)

 

Porcentagem na sua HP

Para assistir clique na imagem (aguarde o carregamento do vídeo, aproximadamente 10 mb)

 

Derivada dá sempre ZERO na HP, como resolver isso?

Esse é um problema recorrente entre os alunos de engenharia que utilizam as calculadoras gráficas HP. Para tentar solucionar essa questão é importante primeiro relembramos as duas formas de resolver as derivadas na HP, vejamos:
Forma 1: Colocar a equação que você quer na pilha, entrar no menu CALC (Shift azul + 4), então acessar o menu DERIV & INTEG e depois pressionar DERIVX caso a sua variável independente seja X.
Forma 2: A outra maneira é acessar o EQW, digitar toda a expressão, selecioná-la e depois pressionar EVAL. Eu prefiro usar esta forma pois a visualização é melhor e caso você tenha habilitado a opção step-by-step da HP, você conseguirá ver algumas etapas da solução.
Cabe agora o seguinte comentário sobre a sintaxe do comando DERIV:
DERIVX(X^2): vai derivar X^2 em relação a variavel X
DERIV(X^2, X): você pode escolher em relação a qual variável você vai derivar. Neste exemplo está novamente derivando X^2 em relação a X mas no caso de derivação parcial poderia ser em relação a outra variável.
Última saída: Acesse o CAS. Chegando lá, pressione NEXT e por fim RESET ALL, confirme em OK ou ENTER. Isso volta a configuração inicial de todo CAS, não gerando nenhum prejuízo para sua HP.

Calculadora HP49g+

Aula 1: Conheça os detalhes da Calculadora HPReconheça após assistir esta vídeo aula os principais itens de sua calculadora gráfica HP, tais como: tela LCD, teclado, formato de alguns objetos, etc.
Assista agora clicando aqui

Aula 2: Aprenda a Configurar sua Calculadora HP
Nesta vídeo aula aprenda a configurar sua calculadora gráfica HP, veja como definir modo de operações, formato do número, medida do ângulo, sistema de coordenadas e verifique operações iniciais de manipulação da pilha operacional.
Assista agora clicando aqui

Estat D+ –

Descrição: O Software Estat D+ é realmente Demais! É só entrar com os dados e calcular tudo, eu disse, tudo do basicão em estatística descritiva. Você pode utilizar essa ferramenta como recurso de conferência na solução dos seus exercícios das disciplinas Estatística 1 ou Probabilidade e Estatística, parte inicial de estatística descritiva. Muito bom! Vale a pena o download!
Autor: Carlos Akamine e Roberto Yamamoto
Clique na imagem para iniciar o download (aproximadamente 1.1 mb)